quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Anos 80

Ná década de 80 foram desenvolvidas diversas manobras conhecidas e utilizadas até hoje, tais como: FLIP, HEELFLIP, KICKFLIP, BODY VARIAL, ROCKSLIDE, NOLLIFLIP, UNDERFLIP, VARIAL FLIP, 360 FLIP, e muito mais.
O grande criador destas obras primas que revolucionaram o freestyle foi "RODNEY MULLEN", várias vezes campeão mundial e considerado o melhor do mundo nesta modalidade.Outra figura importante que revolucionou o skate, só que na modalidade vertical, é o tão conhecido " TONY HAWK", que teve seu nome atrelado a um jogo de playstation que muitos curtem, mas não sabem o que o cara fez para a história deste esporte. Tony Hawk foi quem trouxe a nova cara para o skate na modalidade vertical, arrebentando com seus aéreos e flips, sempre procurando estraçalhar as barreiras da criatividade e dificuldade. Até hoje suas manobras servem de espelho para grandes skatistas.

"Tony Hawk é considerado o maior skatista de todos os tempos"

Anos 90 e 2000

Nos anos 90, foi a vez dos brazucas. Claro que estou falando de "BOB BURNQUIST".Bob nasceu no Brasil mas, com apenas 13 anos foi para os Estados Unidos buscar se profissionalizar. Foi ele quem gerou a última grande revolução neste esporte, sendo o pioneiro e responsável por popularizar a técnica de usar o skate com a base trocada na modalidade vertical chamado de " SWITCHSTANCE VERTICAL" . Dali em diante o skate passou a não ter mais lado dando assim a opção de usar tanto o pé esquerdo quanto o direito na frente isso fez com que aumentasse e muito a s variações nas manobras.Em 1999, nasceu em Curitiba, a CBSK (Confederação Brasileira de Skate), que é a responsável pelas políticas e normas voltadas ao desenvolvimento do skate em território brasileiro.

Em 2000, Bob Burnquist atinge o auge de sua carreira, sendo campeão do Müster Monster Mastership e do circuito mundial organizado pela WCS (Word Cup Of Skateboarding) . No mesmo ano, foi criado em São Paulo, a ABSFE (Associação Brasileira de Skate Feminino) e seu primeiro circuito ocorreu em 2005.


0 comentários: